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A Entrega De Lembrancinhas Durante Os Grandes Feriados

O que fazer em meu negócio de lembrancinhas quando chegam os grandes feriados nacionais?

Existem alguns problemas quando se aproximam os grandes feriados, que movimentam muitas pessoas. Os impactos em nossos negócios, sejam de lembrancinhas ou artesanato em geral, acabam sendo significantes e, as vezes, desastrosos.

Neste artigo gostaríamos de apresentar a vocês os principais problemas que acontecem e como agir nestas épocas.

Durante a nossa experiência com a Mais Mimos, nossa loja virtual de lembrancinhas e adesivos personalizados, pudemos monitorar e sentir os efeitos que os grandes feriados podem trazer aos nossos negócios. Sejam eles em casa ou na rua, os impactos são significativos e mais de uma etapa do seu negócio pode ser afetada.

Para ajudar vocês a se prevenirem nos próximos grandes feriados e próximos anos (muitos virão!!), criamos uma pequena lista com os principais acontecimentos que mexem com o funcionamento da sua empresa de lembrancinhas.

Encomendas que precisam chegar antes do feriado, por exemplo, o de Carnaval.

mini-banner-kit-guloseimasVamos pegar o exemplo deste ano, onde o carnaval está pegando, praticamente de hoje, 27/02 e, pelo que podemos observar, só termina no outro domingo, dia 09/02.

Mesmo nesta época existem crianças fazendo aniversário e muitos pais fazem a festa com o tema de carnaval. Muitas crianças estarão nascendo nesta época e casamentos poderão acontecer. Portanto, encomendas poderão ocorrer para este período.

Como falamos no artigo o marketing de relacionamento é o segredo para ganhar clientes fiéis, a sua relação com seus clientes é a maior oportunidade de tudo dar certo.

Se você pegou alguma encomenda que precise ser entregue nesta época de carnaval, deve adotar a seguinte estratégia:

Só aceite encomendas que possam ser enviadas pelos correios até 10 dias antes do feriado.

“- Como assim?”

Se o feriado começa em 27/02, você só poderá aceitar pedidos que possam ser enviados até o dia 17/02.

Não tente, em hipótese alguma, fazer envios pelos correios próximo de feriados. Portanto, se você pegou uma encomenda que precisa estar com o cliente no meio do carnaval, ou logo depois, envie com 10 dias de antecedência, no mínimo.

Não se arrisque a enviar em cima da hora, nem que seja por sedex, porque o risco de não ser entregue é imenso. Os correios não cumprem os prazos nestas épocas, inclusive colocam avisos em seu site. Passamos por esta experiência e tivemos que aprender com o erro desconhecido.

Mas, estamos aqui para trazer à você antes que aconteça!

E uma das piores coisas, para nós que trabalhamos no mercado de lembrancinhas, é atrasar uma entrega e o produto não chegar. Os pedidos possuem data para serem usados. Este é o ponto mais importante do seu negócio de lembrancinhas!

De que adianta uma lembrancinha chegar depois da festa ou evento?

Nada!!!

grandes-feriados-lembrancinhasResultado: Cliente muuuuuuiiittooo irritado e insatisfeito. Sua imagem prejudicada e possibilidade de boca a boca negativo nas redes sociais.

Lembre-se: Um cliente insatisfeito fala mal da empresa para, pelo menos, 9 outras pessoas.

Informe seus clientes sobre as mudanças necessárias para o feriado.

É muito importante informar aos clientes que o seu ritmo de produção e entregas será alterado devido a chegada do feriado. Coloque a mensagem no seu site, no seu email ou na sua loja.

Uma simples mensagem do tipo:

“Prezados clientes, devido ao feriado de XXXXXXX, estaremos aceitando encomendas somente até o dia XXXX. Esta medida tem o objetivo de manter a qualidade de nossos serviços durante este período de grande movimentação.

Estaremos normalizados a partir do dia ZZZZZZZ.

Ficamos a disposição.

Atenciosamente,
XXXXXXXXX – Empresa YYYYYYYY”

Muito simples não é?

Esta medida vai evitar muita dor de cabeça e é extremamente necessária. Pode confiar!

Acabei pegando uma encomenda e acho que não vou conseguir entregar. O que eu faço?

Este é um caso que poderá acontecer com você (se é que já não aconteceu..). As vezes preferimos arriscar, pode ser uma boa venda, um cliente maior e tal. O fato é que sempre existirá um risco, acima de 50%, de dar errado em grandes feriados.

Bom, é muito importante você monitorar os seus pedidos dia após dia. Saber em que etapa estão e se o prazo será atendido.

Assim que você identificar que não será possível cumprir o prazo de entrega das lembrancinhas ou produtos, entre em contato com o cliente, imediatamente! Este relacionamento com seu cliente faz parte do seu marketing e você verá os resultados no futuro.

Informe à ele o que aconteceu, que você está se esforçando para reverter o problema, mas que você acha que vai atrasar a entrega e gostaria de informá-lo com antecedência para que haja tempo de se tomar alguma providência (por parte do cliente), mesmo que seja o cancelamento do pedido.

Neste caso, não se preocupe, devolva o dinheiro e encerre o caso. Essa é a postura correta de quem quer trabalhar com honestidade. Com certeza o cliente voltará para você quando precisar novamente.

Conclusão

Um outro detalhe muito importante é que em todos os grandes feriados você irá notar uma diminuição nas vendas e no interesse dos clientes. Realmente as pessoas se desligam de tudo e só pensam no feriado, em viajar, preparar viagem, etc. Não se preocupe, é assim mesmo e o efeito é passageiro.

Assim que terminar o feriado, as pessoas voltam com tudo!

É isso pessoal. Desta forma você vai conseguir organizar o seu calendário, fazer suas entregas e ainda tirar uns dias pra curtir uma folga.

Se você está passando por algum problema com seu negócio, já passou por alguma situação assim, deixe seu comentário e compartilhe conosco. Estamos aqui para ajudar!

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Fabiano Machado

Fabiano Machado

Eu sou Fabiano Machado, Engenheiro e Empresário apaixonado pelo Mercado de Lembrancinhas Personalizadas. Em 2012, fundou o portal Como Fazer Lembrancinhas, agora "Lembrancinhas Lucrativas", que tornou-se referência no Brasil e impacta mais de 500 mil pessoas por ano.

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3 respostas

  1. Boa tarde! Estou planejando abrir uma loja no Elo7 de adesivos personalizados para festa. Gostaria de saber se ao enviar a mercadoria pelos Correios via PAC, posso envia-lá em um envelope ou tem que ser em caixa mesmo.?

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