Como criar uma audiência fiel que pode triplicar suas vendas

Você já sabe que a audiência é o coração do seu negócio? Se ainda não sabe, até o final deste post você vai aprender o que precisa.

Neste artigo eu vou te ensinar:

  • O que é o público-alvo ou audiência?
  • Porque você deve criar uma audiência?
  • Porque “doar a sua vida” por eles?

O que é a audiência (ou público alvo)?

A primeira coisa que você deve aprender é que: Nenhum negócio pode sobreviver sem ter uma audiência, sem ter um público alvo fiel.

Você já deve imaginar isso, certo?

Entenda que público alvo também é chamado de audiência. Eu prefiro a palavra audiência, pois ela traz uma relação mais próxima, mais carinhosa com seus futuros clientes.

Ter uma audiência é tão importante quanto ter o próprio negócio. Não importa o produto que você tem, não importa a loja física que você tem, não importa o investimento que você fez ou vai fazer. Se você não tiver ou não se preocupar em criar a sua audiência, de nada vai adiantar tudo isso.

Porque você acha que na televisão, por exemplo, há tanta disputa pela famosa audiência, entre os canais?

Porque criar uma audiência para o seu negócio?

O dinheiro está na audiência. O segredo de sucesso de qualquer negócio está na criação (e manutenção) da audiência.

Na televisão, as emissoras (canais) criam audiência através de conteúdo. Isso mesmo, através da criação de programas que levam algum tipo de conteúdo para o telespectador. Seja a TV aberta ou a TV paga por assinatura.

E porque elas precisam atrair as pessoas para formar uma audiência? Para VENDER!

Em 99% dos casos, os canais de televisão vendem tempo de propaganda para os grandes anunciantes, as grandes empresas. (O famoso comercial que você tanto reclama)

Pra você ter uma idéia, veja abaixo quanto os canais de TV aberta faturam com 30 segundos de propaganda, nos seus principais programas:

  • FANTÁSTICO (REDE GLOBO) – R$ 624 Mil reais por 30 segundos
  • JORNAL NACIONAL (REDE GLOBO – R$ 796 Mil reais por 30 segundos
  • NOVELA DAS 9 (REDE GLOBO) – R$ 811 Mil reais por 30 segundos
  • A PRAÇA É NOSSA (SBT) – R$ 542 Mil reais por 30 segundos
  • PROGRAMA SILVIO SANTOS (SBT) – R$ 560 Mil reais por 30 segundos
  • JORNAL DA RECORD (RECORD) – R$ 537 Mil reais por 30 segundos

Agora você entende melhor porque ter uma audiência vale tanto né?

Audiência se cria com conteúdo

Pare para pensar um pouco nas coisas que você gosta de ler, de assistir, de curtir, etc. Para todos eles existe alguém criando este conteúdo para um grupo de pessoas, do qual você faz parte.

No meu caso, lembrancinhas e personalizados. A criação de conteúdos relevantes deve ser focada no grupo de pessoas que interessam para o seu negócio. Antes de criar o seu conteúdo você deve fazer a seguinte pergunta: Para que tipo de pessoa eu quero vender meus produtos? Quem é ela? Do que ela gosta? Que programas ela assiste? E por aí vai.

Eu crio conteúdo sobre este assunto, sobre o negócio, sobre ganhar dinheiro com lembrancinhas. Existe um grupo bem grande de pessoas que precisa deste conteúdo, que gosta destas informações. Você está dentro deste grupo e por isso passou a fazer parte da minha audiência.

Hoje, eu tenho uma audiência que me segue, me acompanha, assina meus emails, vira aluna(o) dos meus cursos pagos e também aprende muito com meus conteúdos gratuitos.

Desde o ano de 2012, quando comecei este trabalho de criação de conteúdo, minha audiência foi crescendo e hoje eu tenho milhares de pessoas para quem falar de novos assuntos e, também, para quem vender os meus produtos e cursos.

É isso que eu quero ensinar você a fazer no seu negócio de lembrancinhas e personalizados.

Como criar uma audiência fiel

Você precisa entender a partir de hoje que, ter uma audiência fiel é ter mais vendas.

Hoje, a grande maioria das pessoas que começam a empreender na internet, com vendas online, não cria nenhum conteúdo. Elas apenas querem colocar as fotos de seus produtos em algum site ou rede social, e querem que as vendas aconteçam por mágica.

E é por isso que a maioria dos negócios fracassam. Por falta de conhecimento e de aplicação deste conhecimento.

Confesso pra você que o trabalho não é fácil. Criar conteúdo não é fácil e exige bastante do seu tempo. Mas, em contrapartida, os resultados são excelentes.

E, existe uma vantagem que, para mim, é a maior de todas. Depois que você cria um conteúdo, ele fica eternamente trabalhando para você, 24 horas no ar. Isso é que é o mais sensacional.

Você se multiplica pela internet.

Para criar uma audiência você pode usar as redes sociais, o youtube, criar um blog próprio ou até mesmo um grupo de whatsapp. Uma das melhores formas de se comunicar com a sua audiência é através de um bom serviço de email marketing, mas isso fica para um próximo artigo.

Lembre-se que o mais importante é a CONSISTÊNCIA.

Você precisa criar e entregar o seu conteúdo periodicamente para a sua audiência. Eles ficam esperando por isso. Você precisa ser consistente e estar sempre criando conteúdo para “alimentar” a sua audiência.

Eles querem receber as novidades de você. Eles querem aprender com você.

Eles vão querer comprar de você, sempre.

Leia também no Blog:

Você já começou a criar a sua audiência fiel?

Espero que você tenha compreendido o poder que terá quando criar a sua audiência. Não espere mais. Existem pessoas por esse mundão afora esperando pelo seu conhecimento, pelo seu blog, pelo seu canal no youtube. Parece difícil, mas depois que você começa a ver melhora nos seus resultados você não consegue mais parar de criar.

O que você tem feito para criar uma audiência fiel? Já começou a criar conteúdo?

Comente aqui embaixo.


Fabiano Machado
Fabiano Machado

Engenheiro, apaixonado pelo empreendedorismo no mercado de lembrancinhas personalizadas. Em 2012, fundou o portal Como Fazer Lembrancinhas, agora "Lembrancinhas Lucrativas", que tornou-se referência no Brasil e impacta mais de 500 mil pessoas por ano.

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