Ativo-19@5x.png

Como Criar Um Blog De Sucesso Em 12 Passos

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

É fato que no marketing digital, criar um blog é uma das formas mais práticas de compartilhar o seu conhecimento com outras pessoas.

Apesar de terem surgidos diversas mídias sociais, o blog continua sendo a melhor de você conseguir ganhar autoridade no seu nicho.

Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como criar um blog, ou mesmo dos benefícios que você poderá obter a curto e longo prazo.

Mas não se preocupe, pois será sobre isso que iremos falar neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre blogs, e como criar o seu do zero e de sucesso.

E para facilitar a leitura deste artigo foi dividido em alguns tópicos!

  • Pontos importantes que devem ser considerados antes de criar o seu Blog
  • Escolha o seu nicho e produza um conteúdo de qualidade
  • Se você já tem um produto ou presta serviços, fale sobre assuntos relacionados.
  • Passo a Passo Para Criar o seu Blog do Zero
  • Escolha e compre o seu domínio
  • Verifique se o domínio escolhido está disponível
  • Escolha a plataforma correta
  • Como instalar o WordPress?
  • Como criar um blog de sucesso?
  • Mantenha um layout exclusivo
  • Mantenha o seu blog atualizado
  • Esteja presente nas redes sociais
  • Conclusão

Atualmente, como as ferramentas que temos disponíveis no mercado, você pode ter o seu próprio blog mesmo sem entender de programação e design.

E se você seguir o passo a passo que iremos falar neste artigo, conseguirá criar o seu blog do zero, em até poucos minutos.

Porém, antes de começar a criar o seu blog, é muito importante que você fique atento a alguns pontos muito importante, e será sobre isso que iremos falar a partir de agora.

Como Criar Um Blog De Sucesso

Escolha o seu nicho e produza um conteúdo de qualidade

Algo muito importante antes de começar a criar o seu blog, é começar por uma ideia. Não basta simplesmente criar um blog e colocar artigos, é necessário ter conteúdo e qualidade.

Pois, somente desta forma você conseguirá destaque no mercado, tenha em mente um assunto específico, o tema principal do seu blog.

Você pode falar sobre vários temas, mas é mais eficiente ficar centrado em um único nicho. Isso irá também tornar o processo mais fácil e também irá permitir que possa manter o seu blog sempre atualizado.

Procure falar de assuntos do seu interesse

Sabemos que para ser uma blogueira não é necessário ter um curso superior na área em que você estiver falando, porém é muito importante que você tenha interesse pelo o assunto.

Produzir conteúdo do seu interesse irá te ajudar a ter mais disposição para fazer as pesquisas e ficará mais fácil para você no final, pois somente desta forma você poderá se dedicar a postar conteúdo com frequência.

Se você já tem um produto ou presta serviços, fale sobre assuntos relacionados.

Se assim como muitas pessoas, você decidiu criar um blog com o objetivo de também gerar renda para os seus negócios, é muito importante que você procure usar os seus posts para educar a sua audiência sobre o produto ou serviço que você vende.

Use ferramentas como o Google Trends para descobrir o que os usuários estão buscando no momento, faça uma pesquisa nas redes sociais, veja comentários em outros blogs.

Produza conteúdo que a sua audiência esteja procurando e ganhe a atenção deles, essa uma ótima forma para depois você apresentar o seus produtos e serviços.

Agora que você já conhece os principais pontos que você deve observar antes de começar a produzir o seu conteúdo, iremos falar sobre o passo a passo de como você poderá criar o seu site do zero.

Passo a Passo Para Criar Um Blog do Zero

Escolha e compre o seu domínio

O seu domínio é como os seus clientes buscarão sua empresa ou produto na internet, é o endereço virtual da sua página, por este motivo se você pretende ter uma boa presença virtual, é importante que você personalize o seu nome e o seu domínio.

Muitos empreendedores que começaram recentemente no marketing digital, ainda acreditam que os domínios gratuitos podem oferecer os mesmos recursos de um endereço registrado, porém isso não é verdade.

Além também de passar uma imagem de amadorismo ao seu negócio, o que poderá afetar a confiança que os seus clientes poderão ter ao seu respeito.

E também, as páginas hospedadas em domínios gratuitos não aparecem nas primeiras páginas das buscas.

Ter um domínio próprio irá te trazer uma série de outras vantagens, como a possibilidade de criação de subdomínios para páginas específicas, por exemplo.

Verifique se o domínio escolhido está disponível

O primeiro passo, é verificar se o nome que você escolheu para o seu domínio, está realmente disponível. E para fazer isso, você deve acessar o site do registro.br e verificar o nome do domínio na barra de pesquisa.

E se o seu endereço domínio estiver disponível basta preencher um formulário com todas as informações sobre sua página web e os seus dados de confiança.

É importante lembrar que o procedimento citado, é válido para os domínios terminados com o final.com.br, este foi escolhido, pois é o mais utilizado pelos sites brasileiros.

Escolha a plataforma correta

Se você já escolheu o seu domínio e já registrou, agora chegou a hora de escolher o software que o fará funcionar, também conhecido como CMS (Content System Management ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).

E no momento de escolher onde criar o seu blog, acabam surgindo muitos das dúvidas com relação à qual plataforma escolher, e o recomendado é que você crie o seu blog no WordPress.ORG (que você irá precisar de hospedagem, mas é sem dúvida a melhor opção.

Existem plataformas gratuitas, como já foi falado anteriormente, porém recomendamos essa opção, pois é a mais profissional hoje utilizada e tem milhares de recursos para todos os gostos e demandas.

Como Instalar O WordPress?

O WordPress já é muito conhecido devido a sua facilidade de instalação. E na maioria dos casos a instalação do WordPress leva menos de cinco minutos para ser concluída.

Porém, antes de começar a instalação, é muito importante que você verifique se seu serviço de hospedagem possui os requisitos mínimos para que o WordPress funcione sem problemas.

Atualmente, a maioria dos serviços de hospedagem oferecem ferramentas para instalar o WordPress automaticamente para você, como Softaculous, Fantastico DeLuxe, CPanel, Installatron, Parallels (Plesk) e outros.

E a seguir estão alguns dos serviços de hospedagens mais populares:

  • Hostgator
  • Hostinger
  • Hostnet
  • KingHost
  • Locaweb
  • UOL Host
  • WebLink

O wordpress é uma plataforma bem completa, e ao mesmo tempo muito simples para fazer a instalação e ajustes das, é tudo muito intuitivo e fácil de ser feito.

E após estar com o seu blog disponível, é muito importante que você consiga se destacar dentro do seu mercado. Para isso acontecer, você deve seguir alguns passos que são fundamentais para o seu sucesso.

Como Criar Um Blog de Sucesso Com WordPress

Mantenha um layout exclusivo

Este é um ponto muito importante, pois é a sua porta de entrada, a identidade visual de um blog é o seu cartão de visitas. Ter um template ou Theme clean e de fácil navegação, utilizando os recursos corretamente, é o segredo para o seu sucesso.

Invista no seu blog, e se possível dê preferência para os layouts premium, procure evitar os layouts gratuitos. E se possível, procure ter um visual totalmente exclusivo, criado por um webdesigner.

Mantenha o seu blog atualizado

Tenha uma boa frequência de publicações em seu blog, procure manter o seu blog constantemente atualizado sempre que possível.

Não temos um ritmo certo, porém que seja pelo menos um artigo novo por semana, o seu conteúdo precisa ser renovado para atrair mais leitores e ficar bem posicionado no Google.

Esteja presente nas redes sociais

É muito importante que o seu blog tenha páginas e perfis nas principais redes sociais. Você não precisa se cadastrar em todas as redes, porém é importante escolher pelo menos três delas.


Leia Também:

Como Criar Conteúdo Relevante Para O Seu Negócio De Personalizados
5 Dicas Para Promover O Seu Negócio No Instagram


Atualmente o Facebook, Instagram e o Twitter são as mais populares, mas cada público terá a sua rede social preferida, por este motivo, é muito importante que você conheça o seu público, para saber realmente onde encontrá-los e usar o espaço para conquistar a sua atenção.

Conclusão

Como você pode observar durante este artigo, ter um blog é fundamental para o seu sucesso no marketing digital, pois irá te ajudar a ter uma presença online e também conseguir se destacar entre os outros concorrentes.

Você aprendeu o passo a passo de como criar um blog e também as técnicas para conseguir tornar o seu blog muito mais atrativo e receber muito mais visitas.

Se você quer mais instruções para começar o seu negócio, faça agora mesmo o download do Manual Gratuito para começar um negócio de personalizados na sua casa.

E aí? Gostou do artigo? Quais dessas dicas você já utiliza? Deixe a sua opinião.

Guia Prático Gratuito

Como trabalhar com lembrancinhas e ganhar até R$ 4.000,00 Mil por mês, trabalhando no conforto da sua casa.

Carlos Eduardo (Convidado)

Carlos Eduardo (Convidado)

Carlos Eduardo é redator profissional e escreve semanalmente para o Lembrancinhas Lucrativas. Artigos que vão te ajudar a começar e a desenvolver o seu negócio de lembrancinhas.
Carlos Eduardo (Convidado)

Carlos Eduardo (Convidado)

Carlos Eduardo é redator profissional e escreve semanalmente para o Lembrancinhas Lucrativas. Artigos que vão te ajudar a começar e a desenvolver o seu negócio de lembrancinhas.

Deixe Seus Comentários:

Guia Prático

Como trabalhar com lembrancinhas e ganhar até R$ 4.000,00 por mês, no conforto da sua casa